Drogas – Um mal que está à solta

,

O que são Drogas?

"Droga (em seu significado corrente) é qualquer tipo de produto alucinógeno, que leva à dependência química, e, em seu uso contínuo, pode levar a sérios problemas de saúde, e até a morte.

Elas podem ser extraídas de plantas, animais e minerais, ou mesmo fabricadas pelo conjunto de diversos componentes, que juntos modifica o comportamento (Humor, funções orgânicas, etc.) do usuário.

Elas podem ser divididas em várias categorias:

  1. Depressivas: Aumentam a freqüência cerebral, diminuindo o processamento de mensagens até ao cérebro.
  2. Psicodistropticas – Despersonalizam em menor ou maior escala/grau.
  3. Psicotrópitcas – Diminui a Fadiga, aumenta a atividade pulmonar e aumenta a percepção dos sentidos.

Também podem ser divididas:

  1. Naturais – Quando não contém produtos químicos (ex. Ópio – Papoula-Dormideira, Maconha – Cannabis, Psilocibina – Algumas espécies de Cogumelos, DMT – Chacrona.)
  2. Semi-Sintéticas – Produzidas a partir de drogas naturais com produtos químicos (ex. Crack, Cocaína, Haxixe)
  3. Sintéticas – Produzidas apenas de produtos químicos – feitos em laboratório (ex. Anfetaminas, LSD, Quetamina, GHD, GLB, PCP, DOB, PMA, PMMA, 2-CB, 2-CT-7, Êxtase – MDMA, 4-MTA, "Ice", Anabolizantes de testosterona, MPTP)

Qual o Motivo de Usá-las?

Muitas pessoas acabam sentindo uma dificuldade, seja ela para emagrecer, relacionar-se com a família. Também, para provar novas "sensações", fortalecer, ficar acordado ou dormir, aliviar dores físicas e/ou psicológicas, etc.

Auto-Medicação – Um problema bem similar:

Outro problema relacionado à droga (mas essas no caso são as normais, as drogas medicinais, diferentes das citadas acima, as drogas ilícito-alucinógenas) é a automedicação. Um problema comum na sociedade. Às vezes, por uma forte dor (quando o usuário acaba exagerando na dose) ou então o vício – os chamados hipocondríacos – que acabam tomando remédios sem necessidade, ou até mesmo por prazer.

Álcool – Infelizmente ainda lícito:

O álcool é o tipo mais comum de droga, que é lícita. Ele pode ser vendido a todos, inclusive jovens, infringindo a lei Nº8.069/90 – que proíbe venda de bebidas para menores de 18 anos.

Ela afeta não só o usuário, mas também todos à sua volta, pois a pessoa, por mais benevolente que seja ao estar embriagado perde completamente os sentidos, literalmente "sai de si, e não há como controlar. Por isso, foi criado o AA – Alcoólicos Anônimos .

Alcoólicos Anônimos:


"ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.


O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber.
Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições."


Site: http://www.alcoolicosanonimos.org.br

Desintoxicação e reabilitação, uma solução para o problema:

"A definição adequada de 'droga' do "National Institute of Drug Abuse (NIDA)" é: "uma doença cerebral crônica, que se expressa, comporta mentalmente e ocorre em um contexto social" reflete as dificuldades existentes na terapia desta condição. O tratamento destes pacientes envolve medidas farmacológicas e psicoterápicas para auxiliá-los a reestruturar os seus comportamentos."

O tratamento de reabilitação é pouco conhecido e sem muita importância no Brasil. Ele na verdade ajuda o paciente a largar o vício, não o curando. Por isso o "viciado" tem que adaptar a ficar sem o uso de tal.

O tratamento é muito difícil. O primeiro passo deve ser feito pelo próprio usuário, que é procurar uma ajuda, e querer ser ajudado. O Usuário deve ter consciência do erro, e também, de que as pessoas em sua volta podem influenciar nesse mal. Por esse e tantos outros motivos, leva o paciente a parar de se tratar, a voltar para o mundo das drogas.

0 Comentários:

Postar um comentário