Anorexia e Bulimia Nervosas – As Dietas para a Morte

,




Ambas, Bulimia e Anorexia Nervosas são disfunções alimentares, que têm maior índice entre jovens, caracterizadas pelo baixo peso corporal.

Elas estão ligadas ao psicológico e ao estresse físico. Normalmente, a pessoa anoréxica também tem bulimia, e um dos motivos que a provocam é a insatisfação com a própria aparência.
Dismorfobia:
A doença chamada "Dismorfofobia", ou "Síndrome da distorção de imagem", é um transtorno psicológico caracterizado pela obsessiva preocupação com algum defeito inexistente na aparência física. Essa fobia de ter um aspecto anormal, horrendo ocorre com mais freqüência na puberdade, na adolescência.
Vigorexia:

Também relacionada à Dismorfofobia, a vigorexia é um transtorno dismórfico muscular, que é quando o volume e a intensidade de exercícios físicos excedem a capacidade da 'vítima' de recuperação. Considerada como TOC – transtorno obsessivo compulsivo – a Vigorexia promove às vítimas a síndrome de Adônis, que é, quando mesmo forte a vítima se sente e se vê fraca.

Causas da Bulimia Nervosa:

Cobrança a si mesmo e pelos pais, por não achar que está magra o suficiente ou mesmo gorda demais. A vítima acaba criando um estereótipo baseado na mídia e na sociedade à sua volta.

Sintoma de Anorexia Nervosa:

Depressão e tendência suicida; prática excessiva de atividades físicas (Vigorexia); Crescimento retardado ou interrupção do mesmo; Descalcificação dos dentes; Bulimia; No sexo feminino, ausência de menstruações; No sexo masculino, diminuição da libido e disfunção erétil.
Tratamento:

Pelo menos 70% dos casos Bulímicos/Anorécticos que procuram tratamento, se curam.
A vítima deve pensar que a Anorexia/Bulimia é o transtorno psicológico que mais causa mortes, entre 15 e 20%.
E não apenas as mulheres podem tê-la, há também casos com homens, tão graves quanto.

O tratamento envolve multiprofissionais, como médicos, psicoterapeutas, nutricionistas, e o acompanhamento com medicamentos, nem sempre precisando de internações. Mas os medicamentos só devem ser tomados por acompanhamento médico, como anti-depressivos e inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

Para ajuda nesses casos procure a AFAAB, ou órgãos como esse, na sua cidade ou estado.


AFAAB: Associação dos familiares e amigos dos ANORÉCTICOS e BULÍMICOS:

1 Comentários:

Unknown disse...

Olá, boa tarde,

Sou produtora do Câmera Record, programa de documentários que vai ao ar toda sexta-feira, por volta das 23h, na Rede Record.

Estou com uma pauta sobre pessoas que são supermagras, na qual serão abordados vários aspectos do assunto. Um deles, claro, discutirá os transtornos alimentares, principalmente a bulimia e a anorexia.

Preciso, no entanto, nesse primeiro momento de apuração do documentário, encontrar pessoas que passem pelo problema e estejam dispostas a dar seu depoimento a respeito. Sei que é complicado encontrar alguém que tope, mas sem um paciente que ilustre o drama de conviver com essas patologias, não conseguiremos sensibilizar a sociedade em torno desse problema tão sério, que está crescendo cada vez mais. E, também, parece que não, mas sempre tem quem aceite com tranquilidade.

Peço desculpas por meu aparente "desespero", mas meu prazo está superapertado. Preciso fechar isso o quanto antes. Por isso, entro em contato.

Lembro que preservamos o anonimato.

Para qualquer dúvida, meus telefones seguem abaixo.

Um grande abraço e muito obrigada mesmo pela atenção e disponibilidade,

Mariana Gomes
Jornalista
Produção Câmera Record
Rede Record
11 2184 5670
11 9299 2442

programas.rederecord.com.br/programas/camerarecord
rederecord.com.br

Postar um comentário