Bullying – O mal pode estar aonde você menos pensa!

,


O Bullying – Termo inglês sem tradução exata para o português – é qualquer tipo de agressão, seja ela verbal ou física, que ocorre repetitivamente. Ela ocorre onde menos se espera. Pode ser na escola (entre alunos, professores, etc.) , no trabalho (entre colegas, chefe, etc.) e até mesmo na internet, o chamado "CYBERBullying".

- Como ocorrem?

O Bullying ocorre repetitivamente, quando há agressão ou difamação da vítima, direto ou indireto, seja ela em formas de alcunhas (apelidos) ou até mesmo "Fakes" (páginas pessoais falsas em sites de relacionamento – no caso, difamação por meio de páginas pessoais falsas.).

- Tipos de Bullying:

Diretos:

-Ataques físicos repetidos;

- Ameaças;

-Danificação de Pertences;

-Depreciar a vítima; Difamação da família da vítima;

-Chantagem;

-Assediar; Abusar;

-Xingamentos;

- etc.

Indiretos:

-Exclusão;

-Espalhar Rumores e Fofocas;

-Grafitagem depreciativa;

-Acusar vítima para/com autoridades;

- Prática do "Cyberbullying"

- etc.


Possível solução:

Mesmo que às vezes a ajuda parece piorar, o melhor meio de acabar com o Bullying é:

  • Ter uma conversa com os responsáveis dos agressores, para que monitore melhor a educação dos filhos, o que eles fazem na escola, etc.
  • Conversar com as autoridades escolares, como supervisores, etc., para que tomem uma iniciativa para o combate do Bullying escolar.
  • Dependendo da gravidade do caso, pedir para não citar nomes, nem espalhar a notícia para toda turma. Às vezes, um trabalho sobre o bullying pode ajudar muito, mas, também, caso o agressor saiba o nome de quem o denunciou (vítima), pode piorar a situação, por isso peça sigilo.
  • Não tenha medo de comunicar. Dependendo do caso, até mesmo as autoridades policiais poderão ajudar, mas chame-as em último caso.
  • Procure não provocar os "Valentões" (Bullies), e ignorar as difamações.
  • Caso precise, procure um profissional, um psicólogo, pois ele poderá ajudar a desabafar, assim, poderá evitar futuros desentendimentos, e até à depressão.
  • Se o problema persistir, peça para mudar de escola, mas lembre-se: Todo lugar há bullying, porém, em alguns lugares, os casos são mais explícitos, e poderá ser você a vítima.

...Mas como dizemos na maioria das postagens: "Um problema somente será resolvido quando a vítima quiser ser ajudada, e quando ela resolve os problemas de 'cabeça fria', caso contrário, poderá piorar a situação!"

0 Comentários:

Postar um comentário