Dislalia Infantil, a “troca letras”

,

Como podemos notar, a personagem Cebolinha é um ícone dislálico.


Um problema muito comum na infância é a dislalia, que é um distúrbio de fala (mas também podendo afetar a escrita), mais comum entre os meninos, e que começa em uma criança menor de quatro anos, onde ela apresenta erros na pronúncia – que são tolerados até quatro anos, já que nessa idade, a fala da criança ainda está em fase de maturação; -, mas, caso esses erros continuarem após a faixa de até quatro anos, deve-se consultar um fonoaudiólogo ou um profissional especializado em fala e audição.

Tipos de Dislalia:

Existem muitos tipos de dislalia, ela é um distúrbio muito variado.

A dislalia pode ser dividida em audiógena, funcional e orgânica, e também por omissão, substituição e acréscimo :

  • Audiógenas: Quando ocorre por dificuldades na audição. A criança se sente incapaz de pronunciar corretamente porque não os ouve bem.
  • Orgânica: Quando a criança tem dificuldades de articular determinados fonemas por problemas orgânicos, como alterações nos neurônios ou má formação nos órgãos de fala.
  • Funcional: Mais freqüente, se caracteriza pelo modo incorreto de articulação do fonema.
  • Omissão: Não pronuncia certos fonemas.
  • Substituição: Troca alguns sons, por outros, como o "R" pelo "L", "R" por "G", etc..
  • Acréscimo: introduz mais alguns fonemas na palavra.

Personagens Dislálicos: Cebolinha – "Turma da Mônica", de Maurício de Sousa®, Tem dislalia de Substituição, criando por Maurício de Sousa, ele mostra as dificuldades da dislalia, e a convivência da personagem com o distúrbio. Na "revista em quadrinhos turma da Mônica Jovem", ele começa a fazer um tratamento com um fonoaudiólogo.

Hortelino Troca-letras, de seriado animado "Looney Tunes™", famoso por sempre aparecer caçando "Patolino" ou "Perna-longa"também tem dislalia de substituição, também trocando as letras "R" por "L".


0 Comentários:

Postar um comentário