Crise Familiar – De briga à depressão!

,


Uma coisa muito comum são as brigas de casais e filhos, que começam por motivos fúteis e terminam em tragédias.

Para um relacionamento funcionar, ambos devem cooperar, assim evitando brigas, que fazem mal não só para o casal, como também para todos a sua volta.

O ciúme é um dos maiores fatores que mais gera brigas entre um casal. Outros motivos – alguns fúteis -, que mais influenciam a briga são:

  • Desentendimentos com outros familiares
  • O marido ou a mulher não cooperam com os afazeres de casa
  • Mulheres que querem trabalhar fora ou homens que não querem trabalhar
  • Dívidas
  • Etc.
Brigas de irmãos também são muito comuns. Seja por causa de "videogames", Namorados (as), Ausência de pai/mãe, desentendimento fútil e acusação, implicâncias com a aparência, entre outros fatores que também contribuem para o desentendimento familiar.

A separação, na maioria das vezes, gera a sensação de abandono nos filhos, alguns se irritam com os pais, chegam a fazer loucuras pela separação dos pais.
Ciúme – Insegurança para/com o parceiro (a):

Definição para ciúme – por Mariagrazia Marini, psicóloga clínica: "É um sentimento de caráter instintivo e natural, marcado pelo medo real ou irreal de se perder o amor da pessoa amada. Ele está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando exagerado, pode se tornar patológico e transformar-se em uma obsessão."

Inveja - Abalador de qualquer casamento:

Definição: É um sentimento de aversão, ligado ao ciúme, também chamado de cobiça, é literalmente "Querer o que não tem, o do outro", assim, ele gera ciúme, leva a traição e à briga de casais.

Complexo de Édipo – Gerado por conflitos entre os pais:

Definição de Sigmund Freud: Quando a criança atinge certa maturidade sexual, ela tende a fixar sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto na própria família. Ela se caracteriza por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade, como amor à mãe e ódio ao pai. A criança relaciona proteção à figura materna, e com ao passar do tempo, ela recebe proibições, passa por conflitos, que desencadeiam esse complexo, como por exemplo o ciúme e a separação.

Ela percebe que ele não é o centro do mundo, e que sua mãe pertence ao seu pai, assim, hostilizando-se a ele. Por esses motivos, leva a criança à identificação de um dos pais, mesmo que, ao odiar, ela também o ama. A menina hostiliza a mãe assim como o menino hostiliza o pai, e, no caso de identificação negativa, o medo de perder a quem hostiliza faz com que a identificação aconteça com a pessoa do sexo oposto, podendo gerar comportamentos homossexuais.

  • Trataremos, mas em outro tópico sobre depressão, estresse e aprofundaremos em casos como o complexo de Édipo, que merecem atenção especial.

0 Comentários:

Postar um comentário